Menu

Só Notícias Online r3t3f

Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Só Notícias Online. Atualizações diárias sobre política, esportes, economia, entretenimento e muito mais!

Diabetes: conheça principais sintomas e como tratar a doença 6y1nn

Veja detalhes da doença no Dia Nacional do Diabetes 2f5w6t

Vista superior de mulher diabética verificando seu nível de glicose
Mulher diabética verificando seu nível de glicose

Hoje (26) é lembrado o Dia Nacional do Diabetes. De acordo com dados da pesquisa Vigitel Brasil 2023, Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, o diabetes atinge 10,2% da população brasileira.

O índice representa aumento com relação a 2021, quando era 9,1%. A última pesquisa Vigitel mostra também que o diagnóstico é mais frequente entre as mulheres (11,1%), do que entre os homens (9,1%).

De acordo com o médico especialista em emagrecimento, Bruno Sanders, o diabetes é uma doença caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue. Existem dois tipos da doença, diabetes tipo 1 e tipo 2.

 

O médico explica que o diabetes tipo 1ocorre quando o pâncreas deixa de produzir a quantidade adequada de insulina. Dessa forma, a quantidade de açúcar no sangue ficará sempre alta. Por isso, é necessário fazer uso de insulina injetável. É mais comum que o diabetes tipo 1 seja descoberto na infância.

Já o diabetes tipo 2 tem relação com os hábitos do paciente. “Por exemplo, ganho de peso, consumo excessivo de carboidratos, de açúcares, que é um tipo de carboidrato. Então, o diabetes tipo 2 está relacionado à resistência à insulina. O que isso quer dizer? A quantidade de insulina produzida pelo pâncreas não é suficiente para suprir o que o paciente precisa porque existe um excesso de peso ou um excesso na ingestão de carboidratos”, detalha.

 

O especialista ressalta que, nem sempre, para conter o diabetes tipo 2, é necessário fazer o uso de insulina. Porém, existem medicamentos para fazer o controle e a reeducação alimentar é fundamental para controlar a glicemia.

Sintomas 6r6s2f

Um dos sintomas mais comuns do diabetes é urinar em excesso. “O paciente diabético tende a ter um excesso de urina, então urina várias vezes uma quantidade grande, com a presença de formigas no banheiro ao redor do vaso, esse é um relato comum do paciente diabético”, explica.

Ainda podem existir doenças oculares relacionadas, como, por exemplo, alterações visuais, o paciente fica com a vista borrada ou dificuldade mesmo para enxergar. Tonteira e dor de cabeça logo após consumir alimentos ricos em carboidratos também são comuns.

“Um dos sintomas mais graves é a dificuldade na cicatrização, principalmente nas mãos e nos pés que, inclusive no paciente diabético, onde a glicemia está descontrolada, é um risco muito grande quando o paciente sofre qualquer lesão ou machucado, porque a cicatrização fica bastante prejudicada e nos casos mais graves é necessário inclusive fazer a amputação dos membros”, alerta Bruno Sander, médico especialista em emagrecimento.

 

 

 

 

 

Participe dos nossos grupos do WhatsApp e concorram a prêmios diários clique aqui para participar

Fonte: Itatiaia

error: Content is protected !!
Rolar para cima