Atriz mineira, de 37 anos, divulgou relato nesta sexta-feira (22)

A atriz Isis Valverde, de 37 anos, relatou, nesta sexta-feira (22), que enfrentou muitas dificuldades após ser diagnosticada com doença celíaca. Na ocasião, ela aproveitou para fazer um alerta.
Segundo Isis, a decisão de falar mais sobre a doença se deu pela quantidade de perguntas que recebeu após responder uma caixinha sobre o assunto nos Stories do Instagram.
“Como alguns já sabem, eu tenho a doença celíaca, que, basicamente, é uma condição autoimune em que o sistema imunológico reage de forma anormal ao glúten, ou seja, eu não posso comer glúten de jeito nenhum”, legendou.
No vídeo, ela explica que “não é fácil”, que ela ava muito mal no início e que já cancelou gravações por conta da doença.
“Já aconteceu de eu não ir para o set, porque eu ei muito mal do tipo de ir para o hospital e ficar internada mesmo”, conta.
“Eu descobri a doença celíaca muito novinha, foi quando ninguém tinha a menor ideia do que era. Fui em vários médicos, tive vários diagnósticos”, comenta. Dentre eles, anemia e anorexia.
“Imagina você com 19 anos de idade ficando magra, não sabia o motivo, não conseguia ganhar músculo. Eu não conseguia ter energia para fazer nada, me sentia muito frustrada e eu estava no meio de uma novela. Eu comecei a perder cabelo, minha unha quebrava, minha pele ficou muito seca”, continua.
Conforme ela, a doença foi descoberta por uma dermatologista. “E aí gente que a minha vida melhorou. Eu voltei a ter vontade de treinar, a ter disposição para poder acordar de manhã, para poder dormir, para poder viver, para poder respirar”.
Isis diz que engasgava com farinha de trigo e que “comer pão era desesperador”. Além disso, ela, que ama cerveja, parou de beber por causa do glúten. No entanto, após a doença se tornar conhecida, marcas começaram a fabricar bebidas sem glúten e ela conseguiu voltar a tomar cerveja.
“O celíaco vai viver olhando rótulos. São vários sintomas. Se você acha que come algo e logo a mal, se sente prostrado, faz o exame, não custa checar”, finaliza.