Menu

Só Notícias Online r3t3f

Acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo no Só Notícias Online. Atualizações diárias sobre política, esportes, economia, entretenimento e muito mais!

Itabira avança nas negociações para construção de novo presídio 1b1w3f

Itabira avança nas negociações para construção de novo presídio

Imagem: Reprodução/ Via Comercial

As discussões sobre a construção de um novo presídio em Itabira ganharam novos desdobramentos. Na última semana, o vereador Bernardo Rosa (PSB) representou o município em uma reunião com o superintendente de Segurança Prisional de Minas Gerais, José Fábio Piazza Júnior, e o diretor da 12ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), Marcelo Marshal Junior, onde foram definidos próximos os para o projeto.

Embora a obra ainda não esteja confirmada, já há um terreno em estudo, pertencente à Vale, localizado às margens da MG-129, na comunidade de Rio de Peixe. A área, que não está na zona de autossalvamento (ZAS) da barragem de Itabiruçu – motivo do fechamento do antigo presídio –, seria destinada a uma unidade com capacidade para cerca de 400 detentos.

Segundo Bernardo Rosa, o Departamento Penitenciário de Minas Gerais deve concluir até a próxima semana um levantamento sobre o número de presos de Itabira e onde estão custodiados. Paralelamente, o prefeito Marco Antônio Lage (PSB) deverá se manifestar sobre a proposta. Caso aprovada, a prefeitura negociará com o Tribunal de Justiça e a Vale para viabilizar a construção.

O projeto prevê um presídio com espaço para reinserção social, incluindo áreas de trabalho para os detentos. “Esse modelo permite que os presos em regime fechado desenvolvam atividades laborais, como oficinas de mecânica ou fábricas, ajudando na qualificação para o retorno à sociedade”, explicou o vereador.

A estimativa de custo é de R$ 30 milhões, com recursos previstos no Termo de Autocomposição para a expansão do sistema prisional de Minas Gerais, assinado em fevereiro pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e Governo do Estado. O acordo visa criar mais de 22 mil vagas no estado, seja por novas unidades ou ampliação das existentes.

error: Content is protected !!
Rolar para cima